Centros de operações de segurança com foco em detecção e resposta a ameaças

Existe um interesse renovado em implementar ou amadurecer centros de operações de segurança (SOCs) com foco na detecção e resposta a ameaças. Devido ao aumento da do impacto dos ataques cibernéticos e à crescente complexidade das ferramentas de segurança que geram alertas, as organizações procuram construir ou revitalizar seus centros de operações ou terceirizar essa função.

Até 2022, 50% de todos os SOCs se transformarão em centros de operações de segurança mais modernos e com capacidade integrada de resposta a incidentes, inteligência de ameaças e caça às ameaças, em comparação com menos de 10% em 2015. Para lidar com o número crescente e a complexidade das ameaças cibernéticas, as organizações implantaram várias soluções de segurança para lidar com vetores de ataques. Em resposta, os invasores desenvolveram métodos mais sofisticados que usam diversas técnicas e etapas.

Para garantir que os invasores não se infiltrem, as operações de segurança devem implementar tecnologias de prevenção e detecção em toda a cadeia de ataque, em todos os vetores de ataque e em todo o ambiente de TI e fazer com que todas as tecnologias trabalhem juntas de forma holística, compartilhando informações para garantir que os invasores não possam se esgueirar.

Ao criar um SOC, as organizações precisam procurar soluções que não apenas agreguem alertas, mas as validem e investiguem automaticamente, reduzindo o número final de casos e de falsos positivos que devem ser revisados ​​por analistas humanos para um número gerenciável.

O principal objetivo do SOC é identificar, parar, remover e corrigir qualquer ameaça que não possa ser evitada pelos sensores do perímetro. A abordagem eficaz dos três primeiros requisitos: combinar detecção minuciosa com investigação automatizada que abrange todos os alertas e integra a análise forense, já terão um tremendo impacto no tempo da resposta ao incidente.

A resposta a incidentes é basicamente a transformação da investigação em inteligência acionável, gerando insights  consequentemente mostrando como tratar o incidente, podendo ser integrada a um sensor, efetivando um bloqueio por exemplo ou apenas informando um analista humano para que ele tome a ação. As organizações devem escolher soluções que forneçam linhas históricas de ataque de forma clara e totalmente documentadas, as recomendações detalhadas para correção e ferramentas internas para conter rapidamente as ameaças.O compartilhamento de informações é fundamental para a capacidade de qualquer equipe de resposta a incidentes. As organizações devem insistir em soluções que tornem a informação acessível e compreensível para uma ampla variedade de interessados. O SOC é uma operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, de modo que o compartilhamento de informações e a transferência de conhecimento são cruciais. Procure soluções que transformem alertas e dados em inteligência que seja autoexplicativa e possa ser compartilhada entre funções e turnos de trabalho. Aumente a transparência adotando paradigmas que façam sentido intuitivo – como incidentes, riscos e recomendações – em vez de alertas, registros e relatórios.

Mais do que qualquer tecnologia ou solução, um SOC é baseado em conhecimento de pessoas e processos bem definidos, que levam a proteção da sua organização. A escassez de mão de obra especializada em segurança cibernética é grande e crescente, e as habilidades necessárias para lidar com as ameaças e tecnologias atuais continuam aumentando. Os gerentes de SOC devem estar constantemente atentos a maneiras de automatizar a análise de rotina, orquestrar processos manuais e fornecer às equipes inteligência acionável em vez de registros (registros e relatórios engavetados não servem para nada).As organizações agora estão investindo em ferramentas mais sensíveis e focadas no equilíbrio entre resposta e detecção versus prevenção. O aumento de ferramentas e alertas mais sofisticados levou a uma maior necessidade de centralizar e otimizar as operações, o que significa que os centros de operação e segurança são, agora, um ativo comercial fundamental.

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