Visão Geral dos Bots nas Redes Sociais

À medida que os robôs de redes socais aumentam em uso e utilidade, é provável que também ocorra um comportamento malicioso através desse meio.

A OCIA define Bots de redes sociais como programas que variam em tamanho, dependendo de sua função, capacidade e design, e podem ser usados em plataformas de mídias sociais para executar tarefas úteis e maliciosas enquanto simula o comportamento humano. Esses programas usam inteligência artificial, análise de big data e outros programas ou bancos de dados para imitar usuários legítimos que postam conteúdo. Confira os dois modelos comumente usados:

Permitem que o usuário estabeleça um conjunto de parâmetros usando a linguagem de programação em um aplicativo ou programa, executando ações sem a necessidade de interação humana.

Permitem que um usuário programe um conjunto de parâmetros, mas podem exigir interação adicional do usuário ou maior gerenciamento. Esse tipo de Bot geralmente funciona através de contas com personalidades falsas e são executados pelo menos parcialmente por humanos ou fazendas de cliques (Click farming).

Existem diversas formas de utilizar Bots para fins maliciosos, confira abaixo alguns dos principais meios utilizados por cibercriminosos:

O Click Farming é uma operação secreta na qual indivíduos interagem de maneira fraudulenta com um site para aumentar artificialmente o status do produto ou serviço de um cliente.

Esse método utiliza hashtags para realizar um ataque focado em um público específico usando a mesma hashtag. O Repost Storm utiliza Bots para realizar o repost de informações em massa. Permanecem inativos por longos períodos, acordam para lançar seu ataque de milhares de postagens ou retweets em um curto período e depois retornam a um estado inativo.Usam os principais tópicos de tendências para se concentrar no público-alvo para fins de segmentação.

Esses Bots facilitam as relações empresa-cliente, incluindo a venda de produtos ou serviços.

Esses programas permitem uma pesquisa e detecção mais rápidas de atividades on-line usando termos de pesquisa em idiomas estrangeiros.

Os Bots são usados ​​especificamente nas mídias sociais para encontrar, adicionar ou criar a ilusão de fama ou popularidade online.

Também é possível que o programa seja usado ​​para sobrecarregar a conta do usuário ao ponto de desativação.

Os Bots podem propagar discursos de ódio em plataformas de mídia social, fazendo com que o assunto pareça ganhar popularidade.

O programa pode realizar a propagação intencional de propaganda para influenciar a opinião pública, limitar a liberdade de expressão e manipular processos democráticos e eleições.

Eles mídia social fornecem recursos de observação automatizados para capturar as últimas notícias, ideias ou eventos.

Os Bots de Mídia Social postam para incentivar e aumentar o envolvimento e participação cívica.

Geralmente os Bots se reúnem e agem com aleatoriedade, facilitando sua identificação.

Os Bots tendem a usar emoticons, pontos de exclamação ou outro conteúdo em padrões mais regulares em comparação com usuários humanos nas mídias sociais.Normalmente os Bots têm níveis mais altos de atividade em comparação com o comportamento humano das mídias sociais.

Os robôs de mídia social estão se tornando mais prevalentes e melhores em imitar o comportamento humano nas plataformas de redes sociais. À medida que os Bots ganham uma posição maior online e na vida cotidiana, os usos em potencial, para fins bons e maliciosos, estão sempre em expansão.

Entre em contato com a Wider Solutions e descubra como proteger sua empresa de novas ameaças. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos profissionais:

 

Compartilhe:

Fale Conosco

*campos obrigatórios